Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/GO obtém sentença judicial favorável a universitários

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    A decisão garante o pleno exercício das atividades discentes aos alunos com inadimplência das mensalidades

    O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) obteve, no último dia 20 de agosto, sentença judicial favorável da 1ª Vara da Justiça Federal, a qual determina que as faculdades Alfa e Padrão liberem o acesso às notas computadas, às provas corrigidas, ao portal informatizado de alunos, às dependências da biblioteca e ao empréstimo e à consulta ao acervo de livros para aqueles alunos que se encontram em situação de inadimplência.

    Na sentença, a juíza federal Maria Maura Martins Morais Tayer convalidou os efeitos da decisao de março de 2013, que antecipou a tutela, ao julgar o mérito da ação civil pública ajuizada em novembro de 2012 pelo MPF/GO. Com isso, ficam suspensas, em definitivo, qualquer norma interna das duas instituições de ensino superior (IES) que estabeleçam as restrições.

    A Alfa e a Padrão foram condenadas, ainda, ao pagamento de indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 15 mil, cada uma. Já a União deverá realizar a fiscalização da obrigação imposta às IES, sob pena de pagamento de multa.

    Para a procuradora da república Mariane Guimarães de Mello Oliveira, autora da ação, os métodos utilizados pelas instituições para fazer a cobrança de mensalidades atrasadas prejudicam a qualidade do ensino e colocam o aluno inadimplente em situação constrangedora, o que afronta o artigo 42 da Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor).

    Para mais informações, clique aqui e leia a íntegra da sentença (Processo nº 0042620-18.2012.4.01.3500).

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-go-obtem-sentenca-judicial-favoravel-a-universitarios/140502341

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)