Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradores comprovam legalidade de multa aplicada por transporte de combustível em caminhão irregular

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou a validade de multa aplicada pelo transporte irregular de combustível em caminhão com chassi e balança de suspensão trincados, no valor de R$ 1.673,57. A Justiça confirmou que a atuação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) foi legal.

    Após ter o pedido de anulação da multa rejeitado, a Conver Combustíveis Automotivos Ltda., entrou com Apelação Cível contra o Inmetro para tentar anular o auto de infração, alegando que a autuação e a multa seriam ilegais, pois foram fundamentas em portaria e não por meio de lei.

    Atuando no caso, a Procuradoria Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal junto ao Instituto (PF/Inmetro) argumentaram que Inmetro aplicou a multa com fundamento no Regulamento Técnico de Qualidade - RTQ 5, aprovado pela Portaria nº 197/04, que estabelece os critérios para realização das inspeções periódicas e fiscalizações dos veículos utilizados no transporte rodoviário de produtos perigosos.

    Segundo os procuradores, a regra foi editada com na Lei nº 9.933/99 que atribui à autarquia, como órgão executivo central do Sistema Nacional de Metrologia, a competência para elaborar e expedir regulamentos técnicos na área de metrologia e certificação da qualidade de produtos industriais, além de fiscalizar o cumprimento dessas normas no seu âmbito do poder de polícia.

    De acordo com a AGU, essa mesma lei estabelece que as pessoas físicas e jurídicas que atuem na fabricação, transporte, processamento e comercialização de bens, mercadorias e produtos são obrigadas a observar e cumprir os deveres instituídos pelos regulamentos técnicos expedidos pelo órgão regulador. Na mesma linha, também devem se sujeitar a fiscalização da autarquia, sob pena de cometerem infração administrativa punível.

    Por fim, as procuradorias atuantes ressaltaram que como a Resolução nº 197/04 foi editada dentro dos limites do poder regulamentar que dispõe a autarquia, não haveria ofensa ao princípio da legalidade como alegado pela apelante, razão pela qual pugnou pela manutenção da sentença.

    A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região considerou assistir razão ao Inmetro e negou provimento à apelação. O colegiado destacou que o "entendimento jurisprudencial, amparado em precedente do Superior Tribunal de Justiça, é no sentido de que estão revestidas de legalidade as normas expedidas pelo Conmetro e Inmetro, e suas respectivas infrações, com o objetivo de regulamentar a qualidade industrial no mercado de consumo, seja porque estão esses órgãos dotados da competência legal atribuída pelas Leis 5.966/1973 e 9.933/1999, seja porque seus atos tratam de interesse público e agregam proteção aos consumidores finais".

    A PRF 1ª Região e a PF/Inmetro são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Apelação Cível nº 29030-51.2010.4.01.3400/DF - TRF1.

    • Publicações48958
    • Seguidores667
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações65
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradores-comprovam-legalidade-de-multa-aplicada-por-transporte-de-combustivel-em-caminhao-irregular/138112380

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)