Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Reclamação sobre concurso para Banco do Brasil deve ser julgada pela Justiça do Trabalho

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    A Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) reafirmou o entendimento de que compete à Justiça do Trabalho julgar litígios envolvendo concurso público do Banco do Brasil S/A, sociedade de economia mista com personalidade jurídica privada. Para os magistrados, apesar da obrigatoriedade de concurso público, previsto no artigo 37 da Constituição Federal de 1988, a matéria envolve tratativas iniciais de um contrato de emprego sob o pálio da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), o que atrai a competência da justiça trabalhista.

    Aprovada em concurso público para o Banco do Brasil, uma candidata ajuizou reclamação trabalhista requerendo a sua contratação ou reserva de vaga em seu benefício, argumentando que o BB, apesar da real necessidade de pessoal e não priorizando o concurso realizado, preferiu proceder licitação mediante pregão eletrônico para contratação de prestação de serviços temporários em todo território nacional, o que, segundo entende a reclamante, importou preterição aos candidatos habilitados no certame.

    O juízo de primeira instância concluiu pela incompetência da Justiça do Trabalho para julgar a causa, declinando-a em favor da Justiça comum.

    A candidata recorreu ao TRT-10 para tentar reverter a sentença do juiz de 1º grau. Em resposta, o Banco do Brasil se manifestou pela manutenção da sentença, afirmando que a pretensão da autora da reclamação seria eminentemente de natureza civil, sem nenhuma relação com vínculo empregatício ou de natureza pré-contratual e que, portanto, deveria ser encaminhada à Justiça comum.

    Celetistas

    O relator do caso no TRT-10, desembargador Dorival Borges de Souza Neto, salientou em seu voto que a matéria de fundo da reclamação discute tratativas iniciais de um contrato de emprego, na modalidade de pré-contrato, envolvendo questões de responsabilidade civil decorrentes da relação empregatícia e, portanto, se assentam sob a jurisdição trabalhista. De acordo com o desembargador, o recorrente é uma sociedade de economia mista constituída sob a forma de sociedade anônima e possui personalidade jurídica privada. Apesar da obrigatoriedade de contratação mediante concurso público, conforme previsto na Constituição Federal, os funcionários do Banco do Brasil são eminentemente celetistas. Além disso, o relator salientou que a discussão não envolve nenhuma questão atinente à validade do concurso.

    Com esses argumentos, o desembargador deu provimento ao recurso para afastar a declaração de incompetência absoluta, confirmar a competência da Justiça Trabalhista para processar e julgar o presente feito, determinando o retorno dos autos à primeira instância, para julgamento do mérito da reclamação.

    Mauro Burlamaqui / BN / Áudio: Isis Carmo

    Processo nº 0000164-61.2014.5.10.0004

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reclamacao-sobre-concurso-para-banco-do-brasil-deve-ser-julgada-pela-justica-do-trabalho/134898846

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)