Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

A execução parcial de obra pública não caracteriza necessariamente apropriação indébita

Publicado por Âmbito Jurídico
há 10 anos

A 3.ª Turma do TRF da 1.ª Região decidiu que o fato de uma pessoa encarregada de construir uma obra, mas não a concluir não caracteriza necessariamente crime de apropriação indébita, podendo ser configurado como inexecução de obra, cabendo, no entanto, sanções de natureza administrativa.

O caso em análise possui características peculiares. Primeiramente, foi assinado o acordo de empréstimo entre a República Federativa do Brasil e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento BIRD visando financiar o Programa Federal de Apoio ao Pequeno Produtor Rural PAPP/PI.

Em seguida, foi celebrado convênio entre a Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí, por intermédio da aludida unidade técnica (PAPP), e a Associação Comunitária Rural da Baixa da Carnaúba para recuperação de estrada vicinal, com 5,3 km de extensão no trecho entre Baixa Carnaúba e Baixa da Onça, no município de Parnaíba/PI.

De acordo com o convênio firmado entre o município e a empreiteira, foi liberado o valor para a execução do empreendimento a ser repassado para a conta da associação, na importância de R$ 16.989,54. Ocorre que não se tem registro de nenhum contrato entre a empreiteira e a mencionada associação para feitura da obra. Ao que tudo indica, a associação de moradores e o extinto PAPP, sem observar as regras da Lei de Licitações, confiaram na boa-fé do contratado a ponto de adiantar, sem qualquer garantia, o valor recebido da União. Esse é o ponto central da questão.

A denúncia que iniciou este processo funda-se em Tomada de Contas Especial, instaurada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em função de não execução da obra contratada. O Ministério Público Federal (MPF) afirma que a obra sequer alcançou metade do que foi projetado. Desta forma, o executante teria se apropriado do dinheiro público que lhe foi repassado.

Nas palavras do relator: ... a inexistência nos autos de contrato estabelecendo um cronograma físico-financeiro da obra não permite sequer saber acerca do momento exato da indevida inversão da posse, elemento temporal necessário para a consumação do crime de apropriação indébita.

Entretanto, a conclusão do relator, juiz federal Renato Prates, é a de que a sentença está correta. A simples não realização da obra não configura o crime de apropriação indébita em virtude da ausência de provas que justificassem a denúncia. Aliás, o réu juntou documentos que comprovaram a entrega da obra solicitada. No caso de estar a obra incompleta, poderia o município recorrer a meios administrativos para ressarcir o seu prejuízo.

A Turma acompanhou à unanimidade.

Processo 2002.40.00.003406-0/PI

  • Publicações48958
  • Seguidores669
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações426
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-execucao-parcial-de-obra-publica-nao-caracteriza-necessariamente-apropriacao-indebita/133227602

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 9 meses

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-47.2015.8.19.0001 202000124167

Embargos à execução/Impugnação ao cumprimento de sentença

Jorge Henrique Sousa Frota, Advogado
Modeloshá 6 anos

Atraso na entrega de imóvel - Dano moral, Dano material (lucro cessante/pagamento de alugueis), dano reverso e etc - MRV

Leonardo Gominho, Advogado
Artigoshá 8 anos

A descontinuidade de obras públicas em relação à nova gestão administrativa

Aline Marion Franco Barbosa, Advogado
Modeloshá 7 anos

Ação de reparação de danos materiais e morais causados por obra Pública

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Infelizmente é uma total falta de fiscalização do poder público, em todas esferas, Municipal, Estadual e Federal. A empreiteira se apropriou do nosso dinheiro e não executou a obra. Como a empreiteira comprovou que entregou a obra ? continuar lendo

Abriram um péssimo precedente:
Muitas empreiteiras fazem de tudo para ganhar a licitação (pondo os preços abaixo do valor de mercado), depois que ganham a licitação e, iniciam a obra eles se empenham apenas na execução da estrutura física ("esqueleto" do prédio) POIS É MAIS BARATO e quando chega na hora do MAIS CARO: acabamento... ABANDONAM A OBRA.... simples assim, pois cientes que estão de que até o Estado tentar reaver o prejuízo, processando a Construtora, isso levará anos a fio, pois sempre recorrem por meio de recursos protelatórios, ganhando tempo e garantindo sua impunidade (da apropriação indébita). Uma prática ilegal (que era), mas com essa decisão, pasmem, não é mais ilegal. Gênios!
(Esse modus operandi foi constatado por mim quando trabalhei como servidor concursado).
Pelo menos na construção de presídios e hospitais isso é - infelizmente - corriqueiro). continuar lendo