Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto permite separação e divórcio litigiosos por arbitragem

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 16 anos

    Fonte: Ag. Câmara

    O Projeto de Lei 4019 /08, da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), permite que a separação e o divórcio litigiosos sejam feitos por meio de arbitrágem, caso não haja filhos menores de idade ou incapazes. A proposta modifica a Lei da Arbitrágem (9.307/96) e visa evitar o desgaste do processo judicial normal.

    A arbitrágem é um meio para que o casal resolva os pontos da separação ou divórcio sobre os quais divergem. Segundo a proposta, marido e mulher deverão optar pela arbitrágem e escolher o árbitro, que deverá ser pessoa de sua confiança. Também deverão ser cumpridos os prazos previstos em lei para a realização dos atos.

    De acordo com o texto, a sentença arbitral deverá descrever como serão partilhados os bens, se haverá pensão alimentícia e, ainda, se o cônjuge retoma ou não seu nome de solteiro. A decisão do árbitro produz, entre as partes, os mesmos efeitos da sentença proferida pelos órgãos do Poder Judiciário e vale como título executivo.

    Separação consensual

    Desde a edição da Lei 11.441 /07, a separação e o divórcio consensual podem ser realizados por escritura pública se o casal não tiver filhos menores ou incapazes. Com isso, os envolvidos na separação não precisam mais entrar na Justiça porque o ato não depende de homologação judicial.

    A separação pode ser feita de imediato quando ambos não quiserem mais manter as obrigações do casamento. Após um ano de separação, poderá ser feito o divórcio. Se o casal estiver separado há dois anos ou mais poderá ser feito o divórcio direto.

    A deputada Elcione Barbalho acredita que a resolução dos casos litigiosos por meio da arbitrágem contribuirá para "desafogar o Poder Judiciário e, ao mesmo tempo, para a redução do trauma que uma ação dessa natureza causa aos casais".

    Tramitação

    A proposta será analisada, em caráter conclusivo , pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta:

    - PL- 4019 /2008

    Vânia Alves

    • Publicações48958
    • Seguidores668
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações249
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-permite-separacao-e-divorcio-litigiosos-por-arbitragem/125253

    Informações relacionadas

    Blog Mariana Gonçalves, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Estou me divorciando e tenho um imóvel financiado, e agora Doutora?

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 10 anos

    Escritura de divórcio que prevê pensão tem força jurídica

    Roberval Júnior, Professor
    Notíciasano passado

    Direito De Resposta

    COAD
    Notíciashá 10 anos

    Divórcio em cartório tem mesmo valor que em sentença

    Alexandre Cruz, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    Divórcio em cartório tem mesmo valor que em sentença

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Gostaria de Saber qual foi o resultado deste projeto de lei, se foi aprovado ou não! continuar lendo