Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradorias comprovam validade das regras para ingresso em cursos da UFBA

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou, na Justiça, as exigências para ingressar no ensino superior. São elas: ter concluído o ensino médio e ser aprovado no vestibular. O posicionamento evitou a matrícula irregular de estudante na Universidade Federal da Bahia (UFBA) no curso profissionalizante de música.

    Uma estudante emancipada tentou judicialmente assegurar o direito a matrícula na Universidade até que ela concluísse o ensino médio por meio de exames supletivos. A Procuradoria Federal no estado da Bahia (PF/BA) e a Procuradoria-Federal junto a Universidade (PF/UFBA), por sua vez, conseguiram afastaram o pedido da candidata.

    De acordo com os procuradores, para obter o certificado de conclusão do ensino médio por meio de exame supletivo ou exame de proficiência é preciso obedecer à exigência do Ministério da Educação de possuir 18 anos completos. As procuradorias explicaram que essa norma foi criada para dar oportunidade aos estudantes que não tiveram condições de concluir o estudo no tempo ideal ou na idade adequada e não se estende aos estudantes menores de idade emancipados.

    As unidades da AGU apontaram, ainda, que a Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional estabelece que o ensino superior está aberto aos candidatos que atenderam as exigências de aprovação no vestibular e conclusão do ensino médio. As procuradorias apontaram que essas informações devem ser comprovadas no momento da matrícula e estão descritas no edital do concurso.

    A 16ª Vara da Seção Judiciária da Bahia concordou com os argumentos apresentados pela AGU e afastou o pedido da estudante. "Mesmo a impetrante sendo regularmente emancipada, não pode se beneficiar dessa oportunidade educacional, em virtude da própria razão de ser do instituto (supletivo). Em outras palavras, a sua idade propicia o exercício regular da educação e o consequente ingresso regular no ensino superior, após a conclusão ordinária do ensino médio", destacou trecho da decisão

    A PF/BA e a PF/UFBA são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Mandado de Segurança nº 10387-49.2013.4.01.3300 - 16ª Vara da Seção Judiciária da Bahia.

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradorias-comprovam-validade-das-regras-para-ingresso-em-cursos-da-ufba/124317807

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - TRF01 - Ação Mandado de Segurança com Pedido de Liminar - Mandado de Segurança Cível - contra Universidade Federal da Bahia

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)