Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pauta de julgamentos previstos para a sessão plenária desta quarta-feira (9)

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 10 anos

    Confira, abaixo, o resumo dos julgamentos previstos para a sessão plenária desta quarta-feira (9) no Supremo Tribunal Federal (STF), a partir das 14h. Informamos que a pauta está sujeita a mudança sem aviso prévio.

    O sinal da TV Justiça está liberado para as emissoras de TV interessadas.

    *TV Justiça (canal 53 UHF, em Brasília e Sky canal 117)

    * Rádio Justiça (104,7 FM Brasília)

    Imunidade Tributária

    Recurso Extraordinário (RE) 599176 Repercussão Geral

    Relator: ministro Joaquim Barbosa

    Município de Curitiba x União

    Recurso Extraordinário contra acórdão da Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região que considerou aplicável a imunidade recíproca a débitos tributários da extinta Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA). A questão trata de débitos relativos a IPTU, em razão da transferência da propriedade dos imóveis à União, que a sucedeu nos direitos e obrigações, nos termos da Lei nº 11.483/2007. Sustenta o Município de Curitiba, entre outros argumentos, que situações anteriores à transferência dos bens da RFFSA à União não são atingidas pela imunidade recíproca; que inexiste no direito positivo brasileiro a figura da imunidade superveniente; e que foi criado, mediante a Lei nº 11.483/2007, o Fundo Contingente da Extinta RFFSA, destinado a cobrir débitos da sociedade de economia mista incorporada pela União.

    O Tribunal reconheceu a existência da repercussão geral. A Associação Brasileira de Secretarias de Finanças das Capitais Brasileiras (ABRASF) foi admitida como amicus curiae.

    Em discussão: saber se é aplicável a imunidade tributária a créditos tributários constituídos em data anterior à sucessão da União.

    PGR: Pelo provimento do recurso extraordinário.

    Aposentadoria especial

    Proposta de Súmula Vinculante (PSV) 45

    Relator: ministro presidente

    Proponente: Supremo Tribunal Federal

    Proposta de edição de súmula vinculante que enuncie caber à Administração Pública adotar, integrativamente, o artigo 57 da Lei 8.213/1991, que dispõe sobre os requisitos e condições para a obtenção da aposentadoria especial pelos trabalhadores vinculados ao regime geral de Previdência Social, enquanto pendente a regulamentação do regime diferenciado de aposentação dos servidores públicos, previsto no artigo 40 (parágrafo 4º) da Constituição Federal.

    Consta da proposta que o STF já se pronunciou diversas vezes sobre a matéria, tendo o Plenário, inclusive, ante o crescimento exponencial do número de mandados de injunção impetrados, autorizado que os relatores proferissem decisões monocráticas em casos idênticos.

    Foi proposta a seguinte redação:

    Enquanto inexistente a disciplina específica sobre aposentadoria especial do servidor público, nos termos do artigo 40, parágrafo 4º, da Constituição Federal, com a redação da Emenda Constitucional n. 47/2005, impõe-se a adoção daquela própria aos trabalhadores em geral (artigo 57, parágrafo 1º, da Lei 8.213/91).

    Publicado edital, manifestaram-se sobre a proposta diversas entidades representativas de servidores públicos e setores do Estado ligados à área de segurança.

    A Comissão de Jurisprudência, nos termos do artigo 1º da Resolução 388, de 5/12/2008, manifestou-se pela adequação formal da presente proposta.

    Em discussão: saber se estão presentes os pressupostos e os requisitos necessários à aprovação da súmula vinculante.

    Contratação Temporária

    Recurso Extraordinário (RE) 658026 Repercussão Geral

    Relator: ministro Dias Toffoli

    Ministério Público do Estado de Minas Gerais x Câmara Municipal de Bertópolis

    Recurso extraordinário contra acórdão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais que, por maioria, julgou improcedente a ação direta de inconstitucionalidade contra dispositivo da Lei nº 509/1999, do Município de Bertópolis. No caso, o STF vai analisar o tema ao julgar se é ou não constitucional dispositivo da lei municipal que dispõe sobre as hipóteses de contratação temporária de servidores públicos para cargos no magistério. A norma foi questionada pelo Ministério Público estadual, que apontou violação ao princípio do acesso à Administração Pública por concurso público.

    O Tribunal, por unanimidade, reconheceu a existência de repercussão geral da questão constitucional suscitada.

    Em discussão: saber se o dispositivo atacado estabelece hipótese de contratação temporária em desconformidade com o teor dos incisos II e IX do artigo 37 da CF/88.

    PGR: pelo conhecimento e provimento do recurso extraordinário.

    *Sobre o tema também será julgado o RE 556311, de relatoria do ministro Marco Aurélio, contra uma lei municipal de Estrela do Sul (MG); e o RE 527109, de relatoria da ministra Cármen Lúcia, contra lei municipal de Congonhal (MG), que permitiu a contratação temporária em diversas funções da administração pública local.

    Recurso Extraordinário (RE) 573232 Repercussão Geral

    Relator: ministro Ricardo Lewandowski

    União x Fabrício Nunes

    Neste Recurso Extraordinário a União questiona decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que reconheceu a legitimidade dos sindicatos e associações para ajuizarem ações, não apenas mandamentais, visando à defesa dos direitos de seus filiados, independentemente de autorização de cada um deles. A União argumenta que associados que não autorizaram a respectiva associação a ajuizar a ação ordinária não podem executar a decisão transitada em julgado, pois o inciso XXI do artigo da Constituição Federal exige autorização expressa de cada um dos filiados. O STF reconheceu a existência de repercussão geral da questão constitucional. O julgamento será retomado com o voto-vista do ministro Joaquim Barbosa.

    Em discussão: saber se o acórdão recorrido ofendeu os dispositivos constitucionais indicados.

    PGR: pelo desprovimento do recurso extraordinário

    *Sobre o mesmo deve ser julgado o RE 210029 embargos de declaração

    Reclamação (Rcl) 15052 Agravo Regimental

    Relator: ministro Dias Toffoli

    Estado de Rondônia x Adeilton Ferreira de Souza

    Agravo regimental contra decisão que negou seguimento à reclamação, ao fundamento de que foi ressalvada a possibilidade de o Poder Público ser responsabilizado quando comprovada a presença do elemento subjetivo do ato ilícito que lhe seja imputável, a fim de justificar sua condenação no pagamento das verbas inadimplidas pelo empregador direto'. A decisão agravada assentou, ainda, que 'o objeto da presente reclamação não se assemelha aos precedentes anteriormente citados, estando a decisão reclamada fundamentada em provas produzidas nos autos originário acerca do comportamento adotado pelo agente indicado pela entidade pública para fiscalizar a execução do objeto'.

    Alega o agravante que, além de não haver na decisão recorrida nenhuma demonstração da falha ou falta de fiscalização por parte do Estado de Rondônia, o 'Tribunal Regional do Trabalho, para ratificar a responsabilidade subsidiária, considerou apenas duas premissas, quais sejam: a comprovação de contratação do autor da reclamação trabalhista, pela empresa terceirizada, e o inadimplemento das verbas trabalhistas, por parte de tal empresa'. Sustenta, ainda, que 'conforme decidido pelo Egrégio Supremo Tribunal Federal, na ADC 16, o mero inadimplemento da empresa contratada não constitui causa suficiente à caracterização da culpa 'in vigilando', impondo-se a indicação de fatos concretos imputáveis ao Poder Público, para a caracterização da conduta culposa'.

    Em discussão: saber se estão presentes os pressupostos e requisitos do cabimento da reclamação.

    Mandado de Segurança (MS) 26849

    Relator: ministro Luiz Fux

    Weder de Oliveira x Tribunal de Contas da União e outros

    Agravo regimental contra decisão do relator que julgou extinto o mandado de segurança, por perda de objeto, ao fundamento de que o impetrante foi nomeado para o novo cargo, nos termos do decreto do presidente da República de 15 de dezembro de 2008 e, em consequência, a nomeação e posse do litisconsorte passivo necessário e do impetrante, primeiro e segundo colocados no certame impugnado, tornam inócuo o processamento deste writ.

    Sustenta o agravante, em síntese, que não se operou a perda do objeto da impetração; e que com a publicação da Lei 11.854/08, o quadro de auditores do TCU passou a contar com quatro membros, e adotado o critério de antiguidade para a formação da lista tríplice; dentre outros argumentos.

    Em discussão: saber se o mandado de segurança deve ser considerado extinto, por perda de objeto.

    PGR: Pelo não provimento do agravo regimental.

    Recurso Extraordinário (RE) 190034

    Relator: ministro Marco Aurélio

    Banco Central do Brasil x Antônio Carlos Verzola

    O Recurso Extraordinário é contra decisão que deferiu pedido antecipatório contra o Banco Central do Brasil. A questão de fundo trata dos bloqueios das poupanças pelo Plano Collor. O TRF da 3ª Região declarou a inconstitucionalidade da Lei 8.076/90 (artigo 1º e seu parágrafo 1º), que suspendeu a concessão de medidas liminares em MS e determinou que as sentenças concessivas de segurança estão sujeitas ao duplo grau de jurisdição obrigatório. Aponta violação aos artigos , 22 (inciso I) e 48 da Constituição e requer a declaração de constitucionalidade do parágrafo 1º do artigo da referida lei e sua aplicação ao caso em pauta, valendo-se, assim, do duplo grau de jurisdição. Sustenta, também, não haver sido apreciada a questão relativa à não cobrança do IOF, do pagamento de correção monetária e dos honorários advocatícios.

    O julgamento será retomado com o voto-vista do ministro Gilmar Mendes.

    Em discussão: saber se o tema constitucional em debate foi suscitado no acórdão recorrido ou se sua omissão foi suprida pela oposição de embargos de declaração. Saber se é cabível o reexame necessário quando sentença for proferida contra autarquia.

    PGR: pelo não conhecimento da ação.

    Reclamação (RCL) 4311

    Relator: ministro Joaquim Barbosa

    União x Relator do Recurso Especial 415691 do STJ

    Interessados: SINPROFAZ e MPF

    A União ajuizou Reclamação, com pedido de liminar, contra decisão do STJ, em recurso especial, que determinou o imediato pagamento de vantagens pecuniárias a Procuradores da Fazenda Nacional. Alega ofensa à autoridade da decisão proferida na ADC 4 e afronta ao artigo da Lei 9.494/97.

    Em discussão: saber se a decisão reclamada que concedeu tutela antecipada aos procuradores da Fazenda Nacional violou a autoridade da decisão proferida na ADC 4.

    PGR: pelo não provimento do recurso. Confira aqui as listas dos ministros

    .

    • Publicações48958
    • Seguidores669
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pauta-de-julgamentos-previstos-para-a-sessao-plenaria-desta-quarta-feira-9/115488729

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)