Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Portal do Ministério da Justiça facilita acesso do cidadão a seus direitos

Publicado por Âmbito Jurídico
há 10 anos

O Ministério da Justiça lançou na segunda-feira (16/12) o Atlas de Acesso à Justiça, um portal na internet com cartilhas sobre direitos dos cidadãos e todos os locais onde as pessoas podem procurar por seus direitos. O objetivo é que as pessoas conheçam não só os seus direitos fundamentais, mas que saibam as vias de acesso à Justiça.

É mais uma brilhante iniciativa do ministro Cardozo (José Eduardo Cardoso, ministro da Justiça), comentou o ministro Francisco Falcão, corregedor Nacional de Justiça. No portal, o cidadão pode saber como funciona a Justiça e a quem recorrer para procurar seus direitos. Estamos mostrando ao cidadão quais são seus direitos, disse Cardozo.

O Atlas de Acesso à Justiça reúne informações de inúmeros órgãos públicos, como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Nacional do Ministério Público, defensorias públicas e programas de defesa do consumidor, além de mais de 70 mil endereços dos órgãos que atuam na realização da justiça em todo o País.

A partir do banco de dados formado pelo Atlas, o Ministério da Justiça criou alguns indicadores, como o de acesso à Justiça, que mostra que as regiões Norte e Nordeste apresentam os piores índices de acesso. As regiões Sudeste e Centro-Oeste registraram os melhores índices.

Sem dúvida, existe uma discrepância muito grande entre as regiões, comentou Falcão. Ele lembrou que o presidente do CNJ, ministro Joaquim Barbosa, quer estabelecer um plano de valorização do primeiro grau da Justiça, que é a porta inicial de acesso ao Poder Judiciário.

Cardozo ressaltou a importância do uso da tecnologia para levar a Justiça a todos os brasileiros. Já o secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Flávio Caetano, lembrou que muitos direitos, estabelecidos na Constituição e na legislação em geral, ainda não foram consagrados na prática: Vivemos um momento de consolidação do estado democrático de direito.

Segundo Flávio Caetano, embora o Poder Judiciário esteja abarrotado com mais de 90 milhões de processos, os indicadores demonstram que ainda há falta de acesso à Justiça. Em alguns estados, segundo ele, o número de defensores públicos é insuficiente, o que prejudica a população de menor renda.

  • Publicações48958
  • Seguidores670
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações153
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/portal-do-ministerio-da-justica-facilita-acesso-do-cidadao-a-seus-direitos/112248429

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Importante iniciativa do MS. continuar lendo

Nossos Governantes Devem dar exemplo
O País, a população, agradeço esta atitude. continuar lendo

Link é http://www.acessoajustica.gov.br/ continuar lendo

Parabéns pela iniciativa do Sr. Dr. Ministro da Justiça, será que o MPE e MPF, vão tomar isto como Exemplo. continuar lendo