Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça cassa liminar que impedia DER de exigir certidões negativas para pagamento de obras

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 11 anos

    O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, cassou a liminar que impedia o Departamento de Edificações e Rodovias (DER) de exigir, da empresa CR Empreendimentos e Construções Ltda., certidões negativas de débitos para efetivar o pagamento de obras realizadas.

    Segundo os autos, a empresa firmou, em junho de 2009, contrato com o DER para a prestação de serviços de manutenção de rodovias e campos de pouso no Município de Crateús, a 354 Km de Fortaleza. A partir de fevereiro de 2013, no entanto, a construtora deixou de comprovar a regularidade fiscal. Em decorrência, a autarquia estadual reteve o pagamento referente às obras já realizadas.

    Por conta disso, a CR Empreendimentos ajuizou ação, com pedido de antecipação de tutela, requerendo que o DER não exigisse, para o pagamento dos serviços, apresentação da Certidão Negativa de Débitos relativa aos tributos federais e à dívida Ativa da União, Certidão Negativa de Débito referentes às contribuições previdenciárias e as de terceiros. A medida pretendia assegurar o pleno e imediato pagamento dos valores devidos.

    Além disso, solicitou que o DER se abstivesse de aplicar qualquer sanção administrativa, rescindir o contrato ou se negar a elaborar aditivos fiscais. No último dia 8 de maio, o juiz Carlos Augusto Gomes Correia, da 7ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, concedeu a liminar conforme requerido.

    Objetivando modificar a decisão, o Departamento de Edificações interpôs pedido de suspensão de tutela antecipada (nº 0002087-33.2013.8.06.0000) no TJCE. Argumentou danos à ordem e à economia públicas, pois ficou refém e impedida de fiscalizar os serviços prestados.

    Ao analisar o caso nessa sexta-feira (31/05), o desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido afirmou que a decisão tolheu a exigência de certidões negativas de tributos e débitos previdenciários, bem como empeçou a autarquia de aplicar sanções administrativas eventualmente cabíveis, inclusive rescisão contratual.

    O desembargador destacou que o Judiciário de fato imiscuiu-se em atividade eminentemente administrativa de arrecadação e fiscalização, impedindo que o requerente [DER] se resguarde em avenças celebradas para prestação de serviços públicos, ressaindo-se que o valor do contrato, segundo consta do pleito suspensivo, é a considerável quantia de R$ 4.038.664,64. Desta forma, a mantença da antecipação de tutela finda por amparar interesses particulares, desguarnecendo, contudo, de qualquer garantia o Poder Público.

    Também ressaltou que, em relação à exigência de comprovação da inexistência de débitos previdenciários, o DER agiu respaldado na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, a qual assevera: Na contratação de empresa comercial fornecedora de mão de obra pode a administração precaver-se do risco de pagar duas vezes por um mesmo serviço, exigindo, a cada liberação do pagamento pelos serviços contratados, a apresentação do comprovante de quitação da empresa para com as obrigações trabalhistas e previdenciárias de seus empregados.

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações72
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-cassa-liminar-que-impedia-der-de-exigir-certidoes-negativas-para-pagamento-de-obras/100545158

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)