Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mantida proibição de construções na Praia do Santinho

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 11 anos

    O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou o recurso da prefeitura de Florianópolis e manteve liminar que proíbe o município de expedir novos alvarás e licenças de construção em áreas de preservação permanente na Praia do Santinho/Ingleses. A decisão da 4ª Turma foi tomada em julgamento realizado na última semana.

    A área em discussão compreende trecho que vai da entrada principal do Santinho até o mar. É considerada de preservação permanente por ser formada de dunas de restinga.

    As construções foram proibidas liminarmente após o Ministério Público Federal (MPF) ajuizar ação civil pública em setembro do ano passado. A decisão judicial levou o município a recorrer ao tribunal pedindo a suspensão.

    Segundo a prefeitura da capital catarinense, o MPF não teria legitimidade para ajuizar ação que tem por fim a proteção de áreas não pertencentes ao patrimônio da União, mas sim ao estado e ao município.

    Para o relator do processo, juiz federal Loraci Flores de Lima, convocado para atuar na corte, sempre que um direito é transindividual, ou seja, de interesse coletivo, como o são as causas ambientais, o MPF é parte legítima para ajuizar ação civil pública. AG 5000149-05.2013.404.0000/TRF

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mantida-proibicao-de-construcoes-na-praia-do-santinho/100372155

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)