Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça anula ato que eliminou candidata da última fase do concurso para agente penitenciário

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 11 anos

    O juiz Carlos Augusto Gomes Correia, respondendo pela 4ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, declarou nula a medida que afastou M.E.S.S. do concurso para agente penitenciário do Estado. Com a decisão, a candidata poderá participar da última fase do certame.

    Segundo os autos, M.E.S.S. participou de concurso para provimento de vagas de agente penitenciário, conforme edital nº 29/2011, das Secretarias do Planejamento e Gestão (Seplag) e de Justiça (Sejus). O certame foi realizado pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece).

    Ela foi aprovada na primeira e segunda fases, que compreenderam provas escritas, inspeção de saúde, curso de formação profissional, avaliação de capacidade física e psicológica. Na terceira etapa, de investigação social e funcional, a concorrente foi eliminada.

    A comissão organizadora justificou o ato com base em registros criminais, onde se verificou que a candidata havia ameaçado uma pessoa. Diante da constatação, tornou-se inapta para ocupar o cargo.

    Por conta disso, M.E.S.S. ajuizou ação requerendo a nulidade da medida. Alegou que o ato é indevido porque a referida inaptidão diz respeito ao termo circunstanciado de ocorrência ajuizado em 2005, em Pentecoste, objeto de transação penal proposta pelo Ministério Público do Ceará (MP/CE).

    Além disso, ela comprovou, por meio de certidões negativas de antecedentes criminais, emitidas pelas Justiças Estadual e Federal, da Vara Única de Pentecoste e da Polícia Federal, que não tem antecedentes criminais.

    Ao analisar o caso, o magistrado entendeu que a decisão da comissão não teve motivos e foi desproporcional. Uma vez que, ausentes antecedentes criminais, ou mesmo quaisquer procedimentos em curso, não se afigura lícito que possa vir a ser obstaculizado o ingresso em cargo público, ressaltou. A decisão foi publicada no Diário da Justiça dessa quarta-feira (16/01).

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-anula-ato-que-eliminou-candidata-da-ultima-fase-do-concurso-para-agente-penitenciario/100303641

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)