Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradores impedem transferência indevida de estudante entre universidades federais para tomar posse em cargo público

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 12 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) afastou, na Justiça, o pedido de um estudante que tentava garantir a transferência de Faculdade pública no Espírito Santo para a Universidade Federal da Bahia, no curso de psicologia. Ele precisou mudar de estado para tomar posse no concurso da Polícia Militar.

    A Procuradoria Federal no Estado da Bahia (PF/BA) e a Procuradoria Federal junto à Universidade (PF/UFBA) informaram que a transferência ex officio, prevista na Lei nº 9.536/97, não se aplica em casos de deslocamento para assumir cargo em razão de aprovação em concurso público.

    Os procuradores federais destacaram que ao tomar posse no concurso em outro estado o estudante já tinha conhecimento da impossibilidade de manter frequência nas aulas, portanto, não há que reclamar proteção da lei.

    A 8ª Vara da Seção Judiciária da Bahia acolheu os argumentos apresentados pela AGU e considerou improcedente o pedido do estudante. A decisão destacou que "a transferência compulsória não é aplicável em razão de deslocamento por interesse próprio para exercício de cargo decorrente de aprovação em concurso público".

    A PF/BA e a PF/UFBA são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ação Ordinária nº 22142-41.2011.4.01.3300 - 8ª Vara da Seção Judiciária da Bahia

    Mariana Lima/Uyara Kamayurá

    • Publicações48958
    • Seguidores668
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações98
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradores-impedem-transferencia-indevida-de-estudante-entre-universidades-federais-para-tomar-posse-em-cargo-publico/100061352

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)